Como todos sabem, no dia 31 de Março e 1 de abril é a data da Disputa pela memória sobre o Golpe que inicia a Ditadura Militar de 1964 e este ano, a data é ainda mais marcante por dois fatores: são 60 anos do fato histórico e o governo Lula se pronunciou oficialmente pelo cancelamento das ações oficiais e um certo silenciamento por parte do governo.

Não acreditamos que isso vale para o povo. Mais do que isso, nosso dever, como coletivo que combate à desinformação, é pela manutenção da memória como muitos atos acontecerão pelo Brasil. Assim, pensamos ser esta uma ótima oportunidade de colocar nossa máquina em ação para reforçar as ações desta data, quando o assunto estará monopolizado por esta disputa e a partir deste Hype, lançar a nossa ação!

Semana Parasita vem aí!

Vamos aquecer nossas máquinas e começar nossa ação?

foto de um lambe-lambe em que está escrito "sem memória não há futuro: faça a democracia forte" e no lado direito deste lambe-lambe há uma fotografia com militares de cassetete na mão segurando uma pessoa desarmada. O lambe está em uma parede, com outras imagens desgastadas

No dia 1º de Abril lançamos a tag SEM MEMÓRIA NÃO HÁ FUTURO nas redes sociais. Esse debate pode ser acompanhado também no site do movimento.

No mesmo dia, lançamos a tag TRAILER PARASITA. Nosso intuito era começar nossa ação, como coletivo, nossa SEMANA PARASITA, que terá inúmeras atividades entre 02 e 09 de abril. Essa semana é um convite para que vocês conheçam nosso projeto – de educação, divulgação científica, combate à desinformação. Ah! O trailer pode ser visto neste link.

Queremos fugir das narrativas vazias de sentido, que trazem as explicações e soluções “simples” para nossa realidade cotidiana complexa. E aí, não é que não se possa debater as inúmeras questões que fazem parte da nossa vida – e todas as áreas de conhecimento – só com uma linguagem hermética, fechada em si mesma. Pelo contrário. Nos unimos por termos como princípio um ideal de democratizar o acesso ao conhecimento – juntos. E, para isso, criar espaços de diálogo, aprendendo uns com outros e, dentro deste trabalho coletivo, combatendo desigualdades sociais, desinformações e informações falsas.

Nosso objetivo, portanto, é exatamente produzir, compartilhar e conversar sobre conhecimentos, na coletividade. Acompanhe nossas ações da Semana Parasita!

Entre e fique à vontade

E entre para nossos grupos para receber os conteúdos.

🔵Telegram: https://t.me/brasilparasita

🟢 Zap: https://chat.whatsapp.com/Dm50y6TAfO6Cfx2ZtEwhCh

🟠Pedidos de Pauta e colaboração: [email protected]

19 respostas

    1. Muito boa a iniciativa, sou editor de vídeo e já trabalhei em várias produtoras e hj sou concursado em uma empresa educativa da prefeitura do Rio Multirio, se puder ajudar de alguma maneira estou as ordens. Abraços republicanos e democráticos!

  1. O blog “Brasil Parasita” surge como um farol de informação confiável em meio ao mar de desinformação e manipulação. Em contraposição ao discurso tóxico e divisivo propagado pelo canal “Brasil Paralelo”, este novo espaço se destaca como uma plataforma dedicada a desmascarar fake news, desmantelar discursos de ódio e promover uma cultura de diálogo e discernimento. Em tempos de polarização e guerra cultural, iniciativas como essa são essenciais para fortalecer os alicerces da democracia e da verdadeira informação.

  2. Quando e onde poderemos assistir aos documentários e demais ações da “nossa” comunidade ? Já estou dentro e quero muito divulgar e contribuir de alguma forma.

  3. Iniciativa absolutamente necessária! Assim como nas regras de contraponto musical, é preciso evitar movimentos paralelos e priorizar movimentos contrários!
    Gente, eu sou velha e não encontrei o link para o grupo de whatsapp, alguém poderia fazer a gentileza de me mandar ou me incluir? Obrigada!

  4. Isso mesmo, vamos lutar por um presente verdadeiro para que todos tenham um futuro de verdade.
    parabéns pelo projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *